|  Apresentação  |



Ressalta-se a importância de realizar o mapeamento das competências para auxiliar na identificação de perfis e funções dos profissionais atuantes na educação a distância (EAD). Para isso, torna-se imprescindível salientar os elementos constituintes na formação das competências, que são conhecimentos, habilidades e atitudes. Será através do levantamento desses elementos, confrontando-os com os problemas a serem solucionados e a demanda de cada função (professor, tutor e aluno*) nas diferentes situações cotidianas no âmbito educativo virtual que será possível descrever as competências necessárias.


Na apresentação você encontra informações sobre mapeamento de competências de professores e tutores. Adicionalmente, disponibiliza-se um vídeo (2009) que trata de uma conversa com três tutoras de educação a distância: Mary Lúcia Pedroso Konrath, Caroline Bohrer do Amaral e Fátima Weber Rosas. Destaca-se o papel do tutor, pois é uma função que suscita dúvidas e debates desde o que se refere à sua definição até sua atuação, limites e possibilidades. Assim, pode ajudá-lo a pensar e realizar o mapeamento das competências do tutor em um exercício individual ou para a sua instituição de ensino. Não deixe de explorar ainda os desafios propostos!


*Para estudar sobre as competências do aluno, veja:
• Objeto de aprendizagem CompMap: http://nuted.ufrgs.br/oa/compmap/
• Dissertação de mestrado “Mapeamento de competências: um foco no aluno da educação a distância” de Silva (2012): http://hdl.handle.net/10183/56370